sábado, 31 de março de 2012

DEI UM NÓ NO CÉREBRO


DEI   UM   NÓ   NO   CÉREBRO
(29-03-2012)

De poucos anos pra cá, venho acumulando dúvidas e incertezas, no mínimo preocupantes.
São dúvidas, sobre o que aprendi como: o que é CERTO, e o que é ERRADO.
Incertezas, sobre o que me ensinaram ser: o JUSTO e o INJUSTO.
Preocupantes, porque o CERTO não é mais CERTO, o CERTO agora é o ERRADO e o JUSTO, INJUSTO ficou.
A preocupação vem, exatamente, do fato de que tudo o que é INJUSTO é aceito tranquilamente, como JUSTO.
Já não sei se opinar é CERTO ou ERRADO. Tenho a impressão que é ERRADO, pois, antes era CERTO.
Tenho medo de clamar por JUSTIÇA e . . . Acabar INJUSTIÇADO.   
Sempre ouvi dizer que “A justiça é cega”. Acho que começo a entender por que.
Passei minha vida ensinando, CERTO; ERRADO.
Hoje tenho dúvidas sobre, se tudo o que preguei estava ERRADO ou CERTO.
Nunca emiti opiniões em assuntos que não sabia, por estar convicto de que não era JUSTO. Hoje, qualquer ignorante, mesmo sem saber por que o faz, emite pareceres e clama por JUSTIÇA.
Ouço dizer, constantemente, que o nível de aprendizado dos alunos da rede pública é fraco – CERTO - e os que o afirmam apontam soluções CERTAS. ERRADO.
Sempre soube que aos educadores cabe educar – CERTO - e que são eles que ditam as normas do ensino - ERRADO. São os técnicos de gabinete que, na sua crassa ignorância, confundem EDUCAR com ENSINAR. Para eles as disciplinas ESSENCIAIS são o CERTO e as demais, as SUPÉRFLUAS, o ERRADO. Será isso JUSTO ou INJUSTO?
A grande maioria acha que cabe à escola “ensinar”, o que é CERTO, no entanto, essa mesma maioria rebela-se quando as crianças são “ensinadas” a fazer o que não fazem em casa, ou seja, limpar o que sujaram, seria o CERTO, mas dizem que é ERRADO.
Quando um professor é agredido, física e moralmente pelos alunos, não lhe resta alternativa a não ser, deixar-se espezinhar, para não ser admoestado e punido, CERTO? Se tomar atitudes como: enviar o aluno à direção da escola para que a mesma possa tomar as medidas corretivas cabíveis, convenientes e educativas como deveria acontecer, está sujeito a ser demitido, processado, exonerado – ERRADO - o CERTO é ficar de bico calado para não sofrer sanções.
Um árbitro de futebol pode “expulsar” técnico e jogadores que não se portem de maneira conveniente, CERTO? No entanto se o professor tomar essa atitude, o “expulso” será ele, ERRADO? Não, a hipocrisia que reina entre nós diz que isso está CERTO.
Está na moda denunciar a violência física ou psicológica sobre, ou entre os alunos, a qual recebe o nome importado de “Bullying”, CERTO? E quando essa violência é direcionada pelos alunos contra professores, ou entre os professores “efetivos” contra os “eventuais” que nome recebe?“Intimidating”? Sabemos que muitos jovens chegaram ao suicídio devido a essa prática perniciosa e quantos professores estão aposentados pelo Departamento Médico dos Estados devido ao “Intimidating”, ou abandonaram o magistério ocasionando a falta de qualidade e quantidade de que hoje nos ressentimos? O que é CERTO e o que é ERRADO. Por favor, aquele que souber dizer, com JUSTEZA, o que CERTO e o que é ERRADO, que venha em meu socorro. Não acho JUSTO ficar dando “tratos à bola” sem saber por que os JUSTOS estão sempre ERRADOS e os INJUSTOS, CERTOS, ou os CERTOS estão CERTOS quando estão ERRADOS e os JUSTOS são INJUSTOS quando se dizem JUSTOS. Socorro. Acho que estou sendo vítima de “Bullying”, ou será “Intimidating”, “Intimidating”, ou “Bullying”. Qual é o CERTO? Qual é o ERRADO?. É JUSTO fazer isso com um velho professor?

Um comentário:

  1. O problema e que isso ocorre - na verdade esta se intensificando - em todos as profissoes, em todos os setores. Deve ser porque as pessoas estao buscando por liberdade de expressao, mas sem estudo suficiente para exercer essa liberdade. Heranca da Ditadura Militar.

    ResponderExcluir